Drive Thru de brinquedos marca início da Campanha Paraná Piá
11/09/2020 - 18:13

Uma longa e animada fila de carros, todos equipados com bolas, com os mais diferentes e coloridos brinquedos, deu início à Campanha Solidária Paraná Piá. O primeiro evento de arrecadação foi um Drive Thru organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, nesta sexta-feira, 11, em frente ao Palácio Iguaçu.

A campanha arrecada brinquedos, novos ou usados (em bom estado), para serem distribuídos em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. Os presentes serão doados a crianças de 0 a 12 anos, internadas ou em tratamento ambulatorial pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dentro da Rede de Hospitais Públicos do Paraná.

A iniciativa é da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS), do Governo do Estado, e tem a participação da primeira-dama, Luciana Saito Massa.  “A expectativa é conseguir arrecadar um bom número de brinquedos e levar um pouco mais de amor, carinho e esperança para as crianças do Paraná. É um recado para que elas nunca deixem de sonhar”, afirmou Luciana, que é presidente do Conselho de Ação Solidária do Estado.

Ela destacou que, além das incertezas de quem está passando por um tratamento de saúde dentro do Hospital, o momento delicado, em meio à pandemia do novo Coronavírus, amplia a inseguranças dos pequenos. “A criança teve de mudar muito a rotina por causa da pandemia. E precisar ser hospitalizado aumenta o medo de todos, da criança e dos familiares. A ideia é levar um pouco mais de alegria para a criançada, fazê-las acreditar que ela não é esquecida”, ressaltou a primeira-dama.

As doações podem ser feitas até o dia 04 de outubro, nas Coordenadorias da Defesa Civil, espalhadas pelo Paraná. Pela manhã, das 8 às 11h30, e à tarde, das 13h30 às 17h30. Os servidores públicos ainda têm a opção de fazer a doação diretamente nos Órgãos em que estão vinculados.

“Mas a Campanha é aberta para a participação de toda população. Quando mais gente doar, melhor”, reforçou Luciana. A intenção é começar a distribuição dos presentes a partir de 10 de outubro.

PADRINHOS – Um dos quatro padrinhos da Campanha, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, contou que os servidores fizeram uma grande mobilização de arrecadação. Além disso, destacou ele, as cinco vinculadas ao Órgão – Paranacidade, COMEC, COHAPAR, PRED e ConCidades – também contribuíram para ampliar o número de brinquedos.

“Estamos todos muito felizes. É um brinquedo que significa amor, esperança de dias melhores e da cura para quem está em tratamento. Um aconchego para eles”, afirmou Ortega. Os demais padrinhos do Paraná Piá são Leandro Moura, diretor-presidente da CELEPAR; Raul Siqueira, controlador-geral do Estado; e Valdemar Bernardo Jorge, secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes. Todos eles organizarão eventos de arrecadação de brinquedos, para crianças de diferentes idades, nas próximas semanas.

TIME MOBILIZADO - Presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), Gilson Santos disse que todo o time foi mobilizado para que a Campanha possa alcançar o maior número de pequenos paranaenses. “É algo muito positivo, você percebe e felicidade no engajamento dos servidores. Parece que todos voltam a ser crianças”, destacou.

Rubiane Xavier Dias, que trabalha no departamento de Recursos Humanos da COMEC, estava com o carro carregado de presentes. Um pouco para meninos e outro tanto para meninas. “Todo mundo veio colaborar com a ideia, com a iniciativa da primeira-dama de fazer uma criança feliz”, disse.

(C/AEN)

Últimas Notícias