Vista azul e participe da Campanha de Solidariedade e Conscientização sobre Autismo
05/04/2021 - 12:39

Às 16h20 desta segunda-feira, 05 de abril, a secretária do Conselho de Ação Social e primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, reúne em frente ao Palácio Iguaçu, secretários de Estado e autoridades para, juntos, montarem um grande quebra-cabeças de solidariedade e amor na ajuda à conscientização da sociedade sobre o Autismo. “Precisamos alertar as pessoas sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento e, ainda, ajudar a derrubar barreiras, preconceitos e disseminar informações corretas e esclarecedoras sobre a questão”, alerta Lucina Saito Massa.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e, ainda, superintendente do Serviço Social Autônomo – Paranacidade -, João Carlos Ortega, atende ao chamado da primeira-dama, e convoca aos servidores da SEDU e de todas as vinculadas: COHAPAR, COMEC, PRED e ConCidades, além do Paranacidade, a se engajarem na Campanha de Solidariedade, Amor e de Conscientização sobre o Autismo.

AZUL - Em dezembro de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU), determinou o dia 2 de Abril para marcar a data de conscientização sobre o Autismo. A primeira-dama diz que o tema é representado pela cor azul e ela dá início a uma campanha de conscientização com uma agenda de ações. A cor azul é pelo fato de que a maior incidência de Autismo é registrada no sexo masculino.

“E o quebra-cabeças é a forma que melhor representa a complexidade desse transtorno que forma o espectro autista. As pessoas autistas parecem ser difíceis de compreender, assim como um quebra-cabeça e ‘a cura’ para o autismo é a peça que falta. Mas a peça que falta é o amor, a compreensão, o carinho das pessoas para com os autistas. E, todos nós, somos peças importantes nesse quebra-cabeça”, argumenta Luciana.

PEÇA IMPORTANTE - A primeira-dama sugere uma série de ações para serem feitas junto aos servidores do Estado do Paraná, além do encontro em frente ao Palácio Iguaçu. Entre essas ações, ela recomenta que os servidores se vistam de azul, façam fotos e as postem nas redes sociais com #sou uma peça importante; se possível, que iluminem o seu prédio ou sala com uma luz azul. “Enfim, acrescente a sua peça para, juntos, montarmos o grande quebra-cabeça de amor e solidariedade à causa do Autismo”, convoca Luciana Saito Massa.   

#sou uma peça importante

Últimas Notícias