• Godoy Moreira
  • demoday
  • Assinatura Pacto Global da ONU
  • Visita a Fábrica de led na Coreia
  • Congresso Internacional de Cidades Inteligentes
  • Ratinho Junior na Sede da ONU em Nova York

Quem é Quem

Ratinho Junior- Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano
Carlos Roberto Massa Junior - Ratinho Junior


Carlos Roberto Massa Junior, mais conhecido como Ratinho Junior, nasceu em Jandaia do Sul, Norte Central do Paraná. É formado em Marketing e Propaganda, pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), com Pós-Graduação em Direito de Estado, pela PUC de Brasília, e cursos de especialização em Administração Tributária e Reforma Fiscal e Sociedade (em Madri, Espanha), e em Saúde e Educação em Órgãos de Governo (em Havana, Cuba), entre outros. Ratinho Junior se destaca como publicitário e empresário.

Desde os seus 22 anos é casado com a jovem Luciana Saito Massa, com quem tem três filhos: Alana (nove anos), Yasmim (seis) e Carlos Roberto Massa Neto (de dois aninhos de idade). "A minha família é o meu maior tesouro e eu a preservo sempre", diz.

Aos 21 anos ele foi eleito deputado estadual com mais de 189 mil votos, a maior votação da história da Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2006, Ratinho Junior obteve a segunda maior votação para a Câmara Federal, com 205 mil votos, em 370 dos 399 municípios do Paraná. Nas duas ocasiões, uma verdadeira façanha para quem começava a vida política do País.

Em 2010, já presidente estadual do Partido Social Cristão (PSC/PR), o parlamentar foi reeleito à Câmara Federal com quase 360 mil votos. Esta, a maior votação da história do Paraná. Na Câmara Federal, em 2011, ele foi eleito o mais jovem líder da sua bancada partidária. Afastou-se da liderança para disputar a Prefeitura de Curitiba, de onde saiu como uma das mais fortes lideranças políticas do Estado. Ratinho Junior também foi eleito titular para uma das mais importantes das 20 Comissões Permanentes, a da Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTJ). Anteriormente, ele já havia sido eleito à vice-presidência desta mesma Comissão, além de atuar em outras.

No mesmo ano, Ratinho Junior foi relator de uma das mais importantes Medidas Provisórias, a MP 541/2011, que criou o Fundo de Financiamento à Exportação (FFEX) para atender micro, pequenas e médias empresas exportadoras; mudou as atribuições do Inmetro, para maior defesa da indústria nacional, e, ainda, o nome do Ministério da Ciência e Tecnologia para Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Entre as principais alterações feitas pelo relator Ratinho Junior está a inclusão dos fabricantes de equipamentos e insumos de reabilitação e acessibilidade entre as empresas beneficiadas com empréstimos a juros subsidiados pela União.

O deputado também é autor de muitos Projetos de Leis, Propostas e Sugestões para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do País, como: Apreensão de Armas Ilegais; Recursos de Apreensão de Multas de Trânsito à Melhoria do próprio Trânsito; Garantia de Empregos em Empresas que Recebem Incentivos do Governo; Internação de Vítimas do Crack; Criação do Banco Nacional de DNA de Pedófilos; Apoio à Luta contra o Câncer de Pele e Sugestão de Produção e Distribuição de Protetor Solar pelo SUS: Fim dos Mandatos Contínuos nas Mesas das Câmaras e Assembleias Legislativas do País e, ainda, Abandono de Incapaz Pode se Tornar Crime Hediondo, entre outros.

Em 2013, ao aceitar o convite do governador Beto Richa para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Ratinho Junior agradeceu. "É com muita honra e responsabilidade que aceito este novo desafio, agora no Executivo. Vou dar, como sempre, o melhor de mim para ajudar o nosso Estado em seu pleno e harmônico desenvolvimento urbano e humano", enfatizou.

E, após assumir a Pasta, ele abriu as portas da SEDU porque entende que esta Secretaria é a Casa dos Prefeitos. Em apenas três dias de trabalho, o novo secretário recebeu, conversou e atendeu prioridades de cerca de 100 prefeitos dos mais diferentes partidos do Paraná. "Precisamos dar respaldo a todos, principalmente aos municípios com maiores dificuldades", repete Ratinho Junior, em pleno exercício da democracia. Hoje, o Paraná é o único Estado da Nação que têm Plano Diretor em todos os seus (399) municípios. O Programa Calçadas do Paraná, também inédito no País, garante a vida das pessoas.

Em 2014, Ratinho Junior retornou à Câmara Federal de onde se afastou para nova disputa eleitoral. Desta vez, para retornar à Assembleia Legislativa do Paraná. Eleito com mais de 300 mil votos, novamente o deputado estadual mais votado no Paraná, com votos em mais de 395 municípios, Ratinho Junior elevou de dois para 12 o número da bancada de seu partido, fortalecendo a sua liderança política no Estado.

Para 2015, o governador Beto Richa o convidou para assumir mais uma vez a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná. Ratinho Junior aceitou o convite e agradeceu a honra e a confiança. "Garanto honrar cada voto recebido, fazendo mais e muito melhor pela população e pelos municípios paranaenses", afirmou.

- Diretoria Geral
João Carlos Ortega


- Chefe de Gabinete
Roberto dos Reis de Lima

- Assessor Especial
Lucio Mauro Tasso

- Assessoria de Imprensa
Vania Mara Welte

- Assessoria Técnica da Diretoria Geral
Vilmar Kurzlop

- GAS - Grupo Administrativo Setorial
Marines Veronica Prado

- GFS - Grupo Financeiro Setorial
Vera Lucia Mombach

- GOS - Grupo Orçamentário Setorial
Carlos Roberto Caetano

- GRHS - Grupo de Recursos Humanos
Viviane Jacomel Bonatto

- PARANACIDADE 
Superintendente - Carlos Roberto Massa Junior - Ratinho Junior
Superintendente Executivo - Wilson Bley Lipski
Diretor de Administração e Finanças - Claudio Stabile
Diretor de Operações - Álvaro José Cabrini Júnior
Procurador Jurídico - Bil Elerian Zanetti

- CONCIDADES
Mauro Rockenbach

- COMEC
Coordenador Geral - Carlos do Rego Almeida Filho
Diretor Presidente - Omar Akel
Recomendar esta página via e-mail: