Notícias

12/03/2019

SEDU/Paranacidade participam do Programa de Parcerias Público-Privadas

Representantes de Grupos Setoriais das Secretarias de Estado do Paraná participaram nesta terça-feira, 12, em Curitiba, do Seminário Programa de Parcerias do Paraná e Grupos Setoriais. Promovido pela Escola de Gestão e Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, o evento vai capacitar membros dos grupos com os conceitos de concessão, parceria público-privada e desestatização. Representando a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Serviço Social Autônomo (SEDU/Paranacidade), participa dos trabalhos a diretora de Operações do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

O secretário estadual do Planejamento, Valdemar Bernardo, abriu o encontro informando que o seminário visa envolver as secretarias para estabelecer um campo de integração e de cooperação. “A partir do dia 18, seis grupos de trabalho começam a se reunir para pensar quais parcerias público-privadas são possíveis de ser estabelecidas no Estado, que são de interesse da sociedade. E para que este trabalho seja proveitoso é preciso haver cooperação, integração e transparência”, afirmou.

Foram formados grupos para propor parcerias nas áreas da saúde, segurança, inovação, turismo, infraestrutura e agricultura.

PALESTRAS – No evento, a coordenadora de concessões e parcerias da Secretaria do Planejamento, Maria Lúcia Matsunaga, falou sobre o Programa de Parceria do Paraná e os Grupos Setoriais. Murilo Noronha da Luz, que também coordena as concessões na Secretaria do Planejamento, fez uma exposição sobre as experiências do Estado na estruturação de projetos de concessão. E Vinicius Klen, procurador do Estado, falou sobre os conceitos básicos, parâmetros legais e pontos críticos de decisão do Poder Público na formação das Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Os grupos de trabalho apresentarão suas propostas de parceria para a Secretaria do Planejamento, que dará todo o suporte técnico para estudar a viabilidade jurídica, econômica e ambiental das PPPs. “Com isso feito, e após passar pelo aval do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Secretaria vai estudar o melhor modelo para estabelecer as parcerias propostas e dar andamento aos projetos”, afirmou Bernardo.

 

(Com AEN)

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.