Notícias

26/06/2019

Grupo de Trabalho sobre Mobilidade Elétrica realiza um Workshop no Palácio das Araucárias

O Grupo de Trabalho sobre Mobilidade Elétrica no Paraná, integrado pelo Serviço Social Autônomo (Paranacidade), Sanepar, Copel, Agência de Cooperação Alemã GIZ/PROMOBe-Sistemas de Propulsão Eficiente, realizou nesta quarta-feira, 26, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, um Workshop sobre Mobilidade Sustentável/Eletromobilidade. As ações são vinculadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 07, 11, 16 e 17, da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na abertura, pela manhã, foram apresentados os objetivos propostos pelo Grupo de Trabalho, em especial o de apoio ao estabelecimento de uma Política Pública de Âmbito Estadual no Paraná, entre as quais a de realização de pesquisas; construção de capacidades para projetos e financiamentos; projetos-pilotos; parcerias e financiamentos.

O Mapeamento de Atores em quatro passos, outro item da pauta, mostrou o conceito de Mapa de Atores em quatro níveis (primário, secundário, terciário e os com poder de veto); elencou os atores, os colocou no mapa, indicou as áreas de atuação e as possíveis alianças entre os atores representados.

Em seguida, foi proposta também a análise de cenários em três passos, que prevê o levantamento dos cenários possíveis e reflexões sobre o que pode acontecer nos próximos anos, inclusive com potenciais alterações na consecução do objetivo proposto. Isso significa fazer previsões nos campos tecnológicos, político e econômico, classificá-las como positivas, neutras ou negativas; avaliá-las por relevância e probabilidade; elaborar novas reflexões, conclusões e sugerir correções.

PRÓXIMOS PASSOS - No período final, foram estabelecidos os próximos passos, como o envio da documentação da reunião aos participantes para contribuições pós-oficina e a definição de prazos, inclusive da data da próxima reunião, marcada para o próximo dia 25. No próximo encontro, serão discutidas a governança, a arquitetura de intervenção, com  a participação de novos atores, já identificados nesse encontro, com planejamento dos instrumentos de ações disponíveis para o Grupo de Trabalho.

As ações são vinculadas aos ODS 07 (acesso à energia); 11 (cidades inclusivas e sustentáveis), 16 (acesso à Justiça para todos e instituições transparentes) e 17 (revitalização da parceria global).

Participaram do Workshop os representantes do Paranacidade, Alexandre Simas, Glauco Pereira Junior e o articulador dos ODS Geraldo Farias; pela Sanepar, Gustavo Possetti; Copel, Zeno Nadal; COMEC, Lucas Pohl; FIEP, Carlos Koch; e pela Agência de Cooperação Alemã GIZ/PROMOBe-Sistemas de Propulsão Eficiente, Marcus Regis, que fez todas as apresentações.  

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.