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09/07/2019

Tecnologia facilita atendimento a municípios, economiza tempo, recursos e torna os serviços transparentes

As ferramentas digitais implantadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDU), pelo Serviço Social Autônomo (Paranacidade), pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), pela Paraná Edificações (PRED) e Conselho Estadual das Cidades (ConCidades) foram apresentadas na reunião do secretariado, presidida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, nesta terça-feira, 09.

Diversos órgãos estaduais adotam as soluções, que permitem fazer o planejamento estratégico de projetos, políticas públicas e agilizam os serviços prestados ao cidadão. O governador destacou que as ferramentas digitais alinham o Paraná com aquilo que há de mais moderno em termos de gestão pública.

“Muitos órgãos públicos ainda estão no lápis, resolvem os processos da mesma forma que era feita na década de 1980. A ideia é que eles se organizem e partam para a área tecnológica. A tecnologia digital cria ferramentas que facilitam o relacionamento do cidadão com os órgãos públicos”, enfatizou.

PREFEITURAS Para facilitar o atendimento às Prefeituras e o repasse de recursos para os Municípios, o Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, desenvolve o Portal dos Municípios. A ferramenta permite que as Prefeituras entreguem pela Internet as certidões e documentos necessários aos convênios, além de trazer orientações para a execução dos projetos, incluindo as planilhas de orçamento. Também é possível verificar se as obras seguem o que está previsto no Plano Diretor Municipal (PDM).

“Cumprindo todas as etapas, o gestor aperta o botão e encaminha a documentação ao Paranacidade. Qualquer dúvida ou complemento que necessite, o agente do Controle Interno da SEDU e do Paranacidade entra em contato com o prefeito para resolver a questão rapidamente”, explicou o superintende do Paranacidade, Álvaro Cabrini.

INTERATIVO - Essa iniciativa se soma ao SEDU/Paranacidade Interativo que facilita a tomada de decisões pelos gestores públicos, por concentrar dados estatísticos e informações sobre os aparelhos públicos em cada cidade paranaense. Assim, além de planejarem políticas públicas específicas para cada Município, há o Portal dos Municípios que permite o registro de documentação e acompanhar o andamento em tempo real das obras, dando mais agilidade e transparência aos projetos”, destacou o secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega.

COMECAinda no escopo do atendimento às Prefeituras, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba implanta um processo de digitalização de seus processos, que  facilita o contato com os prefeitos das 29 cidades da Grande Curitiba. “A ferramenta recebe documentação, protocolos, processos de aprovação e consulta dos Municípios da Região Metropolitana”, explicou o diretor-presidente da COMEC, Gilson Santos.

“Para consultar alguma área ou fazer a divisão de loteamentos, prefeituras e empreendedores precisam vir diretamente à COMEC trazer a documentação. É um trabalho dispendioso, já que alguns Municípios ficam na divisa com Santa Catarina e outros na divisa com São Paulo. Com a nova ferramenta isso não é mais necessário”, destacou Santos.

PRESENÇAS Além de secretários de Estado, diretores de empresas e autarquias, a reunião contou com a presença dos deputados estaduais Hussein Bakri (líder do governo na Assembleia), Tiago Amaral e Soldado Adriano José.



(Com AEN)

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