Notícias

23/09/2019

Ortega planta árvores junto com crianças e se emociona com o entusiasmo delas

“Sou um privilegiado por estar ao lado dessas belas crianças para plantar mudas de árvores nativas por indicação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Quero um mundo melhor e mais sustentável para todos nós e devemos fazer a nossa parte”, afirmou Ortega, emocionado com a participação, o entusiasmo e a alegria dos alunos do Colégio Estadual Paula Gomes, em Curitiba.

O secretário Ortega enfatizou que ficou emocionado com a receptividade e o entusiasmo das crianças nessa ação. “Elas se sentiram integradas e partícipes ativas da necessidade de cuidar das árvores, da natureza. E uma delas, que mora em apartamento, fez questão de levar uma muda de Ipê para a sua residência”, destacou.

A aluna, citada pelo secretário da SEDU, foi Rebecca Ludke, da 6° série. Aos 12 anos de idade, animada com a novidade, além de plantar, ela fez questão de levar uma muda, para mostrar aos pais e convencer o síndico, do prédio em que mora, a deixar plantá-la. “Eu moro em apartamento. Mas vou levar porque quero plantar esse Ipê no jardim do nosso condomínio. Vou cuidar desta muda, ela vai crescer, florescer e ficar uma árvore linda”, assegurou.

O PLANTIO - A ação ocorreu nesta segunda-feira, 23, quando o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega, esteve no Colégio Estadual Paula Gomes, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, onde plantou uma muda de Ipê, junto com alunos, como padrinho daquelas crianças.

 Para a diretora do Colégio, Cristina Matos, os alunos jamais vão esquecer deste dia de conscientização junto a natureza, visando um futuro melhor. “Verdadeiramente é um memorial, daqui a alguns anos eles voltarão aqui e poderão contar aos filhos sobre esta data especial”.

A iniciativa, alusiva ao Dia da Árvore, marca também o início da Primavera e faz parte do Programa Paraná Mais Verde, de Arborização Rural e Urbana. São 413 mil mudas de espécies nativas do Estado entregues a todas os Colégios e Escolas Estaduais de todos os 399 municípios paranaenses.

O Programa pode chegar a 700 mil novas árvores com a participação, no plantio, durante todo o dia, em todas as 2.146 Escolas e Colégios da Rede Pública Estadual.

ESPÉCIES – As mudas são provenientes dos 19 viveiros mantidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que produz cerca de 100 espécies nativas, inclusive as ameaçadas de extinção como Imbuia, Araucária e Peroba Rosa. Os viveiros ficam nos municípios de São José dos Pinhais, Morretes, Fernandes Pinheiro, Paulo Frontin, Guarapuava, Pato Branco, Salgado Filho, Toledo, Cascavel, Pitanga, Imbaú, Ivaiporã, Umuarama, Campo Mourão, Mandaguari, Ibiporã, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Paranavaí.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.